Notícias

 

 

 

REALIZAÇÃO DO PROJETO "EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E ARTE NO JARDIM BOTÂNICO DO IBB, UNESP"

      Este projeto teve como meta sensibilizar a comunidade residente nos arredores do IBB para a importância da conservação da biodiversidade regional utilizando o espaço do Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu para promover a conexão do indivíduo com o seu entorno, do qual ele é produto e agente transformador. Para atingir este objetivo foi estabelecido vínculo com o professor Júlio César Santos Otto e estudantes da Escola Estadual Professor João Queiroz Marques de Ensino Fundamental e Médio, situada no Distrito de Rubião Junior, onde também se localizam o Instituto de Biociências de Botucatu e o Jardim Botânico. Através dele, utilizaram-se os conhecimentos sobre a biota local gerados em projetos de pesquisa e de extensão realizados durante décadas no Jardim Botânico por docentes e estagiários do IBB, FMVZ e FCA - UNESP. Foram realizadas visitas monitoradas a trilhas ecológicas e desenvolvidas atividades pedagógicas e artísticas diversas visando despertar o olhar para observação da diversidade biológica. Como meio de sensibilização dos alunos e conscientização sobre o conteúdo abordado, a biodiversidade do JB/ IBB foi expressa artisticamente por meio de registros fotográficos,  que compuseram a "II Mostra fotográfica sobre a biodiversidade do JB/ IBB", que já foi apresentada no mês de Novembro de 2016 na Escola Estadual Professor João Queiroz Marques e que será exibida no ano de 2017 em atividades didáticas e culturais no próprio JB e em eventos do IBB e da Prefeitura de Botucatu. Bolsa e auxílio financeiro concedidos pela PROEX.

 

 

REFORMA DO LAGO DO JB/IBB

     O lago do Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/ IBB) precisou ser esvaziado por questões de segurança em 2012, pois estava havendo um problema sério de erosão próximo a ele devido à chegada das águas pluviais do Câmpus de Rubião Júnior. Para evitar o rompimento da barragem e as consequências ambientais decorrentes disso, bem como para excluir qualquer possibilidade de acidente aos frequentadores do Jardim Botânico, o Diretor do IBB, junto com o Conselho Executivo do JB/ IBB e o Chefe do Departamento de Botânica tomaram a decisão de esvaziá-lo até que fosse encontrada uma solução adequada. Os responsáveis pelo Jardim Botânico já vinham alertando sobre o problema de erosão e pedindo providências aos órgãos competentes desde 2003. Durante este período foram realizadas algumas tentativas de contenção da erosão, sem sucesso. Em 2012, após uma série de reuniões com engenheiros da UNESP e especialistas da área, conseguimos definir a melhor estratégia, considerando a preservação do ambiente. A partir de então, foram contatadas empresas especializadas que atendessem às exigências, pois se tratava de um serviço praticamente artesanal, que precisava ser realizado com todo o cuidado visando minimizar o impacto sobre a vegetação local. Assim que a Instituição conseguiu encontrar uma empresa com estas características o serviço de contenção da erosão foi realizado e o lago, bem como seu entorno, receberam os reparos necessários.

     Em dezembro de 2014, o Diretor Técnico de Serviços do IBB e a chefia do Departamento de Botânica receberam a autorização da CETESB para encher novamente o lago. Assim, foi realizada a limpeza do leito do lago e iniciado o preenchimento aproveitando as chuvas de verão, entre dezembro e janeiro. O lago estava quase cheio quando, novamente, uma das tubulações que drenam o excesso de água do lago trincou e tivemos que suspender todo o processo. O reparo dessa tubulação foi realizada por uma empresa terceirizada por meio de processo licitatório e já concluída no início do segundo semestre de 2015.

     Além disso, a Diretoria do IBB contratou uma empresa terceirizada para realizar o serviço de manutenção do nosso Jardim Botânico de junho de 2015 a maio de 2016. 

     Além da reestruturação do lago, o JB/ IBB está passando por uma reestruturação de suas coleções botânicas, extremamente necessária e urgente, de modo que ele está parcialmente fechado para visitação pública. Apesar disso, conservamos uma parte da área disponível para atendermos todas as escolas da rede pública e outras entidades assistenciais da região que nos procuraram ao longo deste ano. Entretanto, é necessário agendamento prévio para que, justamente, tenhamos condições de organizar a infraestrutura necessária para recebê-los de forma adequada, inclusive disponibilizando monitores para acompanhá-los, sempre que solicitado. 

     Desde dezembro de 2015, o lago encontra-se com seu volume máximo atingido e já conta com algumas espécies de plantas aquáticas e peixes, entre outros.

 

                             

                           

 

 

ESPÉCIES DO JARDIM BOTÂNICO FORAM RETRATADAS EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DO IBB EM OUTUBRO DE 2013

 

     A exposição foi montada no átrio do prédio da Diretoria do IBB e foi visitada por servidores, estudantes de graduação e pós-graduação do IBB e de outras instituições. As fotos foram feitas por alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e de pós-graduação em Ciências Biológicas-Botânica, bem como por docentes dos Departamentos de Botânica e Fisiologia e retrataram especialmente a flora e a fauna locais.

 
Foto: Pedro Sartori Manoel

 

O JARDIM BOTÂNICO DO IBB PARTICIPOU DO EVENTO INTERNACIONAL "FASCINATION OF PLANT DAY"

       Com o objetivo de estimular o interesse sobre a flora local e sua importância ecológica e econômica, o Instituto de Biociências de Botucatu (JB/ IBB), em conjunto com a Prefeitura de Botucatu (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) participou pela primeira vez do “Dia internacional do fascínio pelas plantas” (Fascination of Plant Day), um evento que ocorreu simultaneamente em diversas partes do mundo, no período de 13 a 18 de maio de 2013.

      O objetivo deste evento foi chamar atenção dos povos ao redor do mundo sobre a necessidade de manter a biodiversidade, sobre a importância tanto da produção sustentável de alimentos, quanto de produtos originados a partir da flora mundial que vão desde energia calorífica até o papel, a madeira e novos fármacos que podem representar soluções para enfermidades importantes.

      Assim, durante este período, o Jardim Botânico do IBB recebeu grupos de alunos da ‘Unidade Sócio Educativa do Parque Imperial’ para apreciação de mostra fotográfica sobre a biodiversidade local, montada em meio às árvores do JB/ IBB, e para visita ao Herbário Irina Delanova Gemtchujnicov. Os alunos também tiveram a oportunidade de percorrer trilha ecológica, acompanhados por monitores participantes do Projeto de extensão “Biodiversidade para todos”.  No dia 18 de maio, a população da cidade de Botucatu e arredores teve oportunidade de apreciar uma exposição de fotografias sobre plantas e flores do cerrado e de floresta estacional semidecídua (JB/ IBB), bem como de material de Adelina Guimarães (colunista social) na Praça Emílio Pedutti.