Projetos de extensão

Aqui apresentamos projetos de extensão desenvolvidos no JB/IBB nas últimas décadas:

- Projeto de Educação Ambiental: de 1995 a meados de 2010, o Jardim Botânico do Instituto de Biociências desenvolveu o projeto "Educação Ambiental" voltado para a comunidade botucatuense, principalmente às escolas municipais, estaduais e particulares, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Luiz Roberto Hernandes Bicudo.

- Projeto “Preservação ambiental como instrumento de cidadania: Jardim Botânico e Sociedade”: foi desenvolvido no início da década de 2000, tendo como responsável a Profa. Dra. Maria Elena Aparecida Delachiave.

- Projeto "Artrópodes: vida e ambiente - Exposição Didática" conhecido como Museu de Artrópodes, desenvolvido de 2007 a 2012 sob coordenação da Profª. Drª. Isabela Maria Piovesan Rinaldi do Departamento de Zoologia.

- Projeto "Educação, ciência e arte no Jardim Botânico do IBB, UNESP - 2016" financiado pela PROEX, este projeto teve como meta sensibilizar a comunidade residente nos arredores do IBB para a importância da conservação da biodiversidade regional utilizando o espaço do Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu para promover a conexão do indivíduo com o seu entorno, do qual ele é produto e agente transformador. Para atingir este objetivo foi estabelecido vínculo com o professor Júlio César Santos Otto e estudantes da Escola Estadual Professor João Queiroz Marques de Ensino Fundamental e Médio, situada no Distrito de Rubião Junior, onde também se localizam o Instituto de Biociências de Botucatu e o Jardim Botânico. Este projeto utilizou os conhecimentos sobre a biota local gerados em projetos de pesquisa e de extensão realizados durante décadas no Jardim Botânico por docentes e estagiários do IBB, FMVZ e FCA - UNESP. Foram realizadas visitas monitoradas a trilhas ecológicas e desenvolvidas atividades pedagógicas e artísticas diversas visando despertar o olhar para observação da diversidade biológica. Como meio de sensibilização dos alunos e conscientização sobre o conteúdo abordado, a biodiversidade do JB/ IBB foi expressa artisticamente por meio de registros fotográficos,  que compuseram a "II Mostra fotográfica sobre a biodiversidade do JB/ IBB", que já foi apresentada no mês de Novembro de 2016 na Escola Estadual Professor João Queiroz Marques e que será exibida no ano de 2017 em atividades didáticas e culturais no próprio JB e em eventos do IBB e da Prefeitura de Botucatu.