Histórico

   Jardins botânicos guardam coleções documentadas de plantas vivas visando à pesquisa científica, conservação, exibição e educação. Ao longo dos séculos, têm sido considerados instrumentos importantes para o desenvolvimento científico e cultural da humanidade, desempenhando papel significativo na investigação da vida vegetal e animal.

      O Jardim Botânico do Instituto de Biociências de Botucatu (JB/IBB), UNESP, iniciou suas atividades após a implantação do Departamento de Botânica, na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), no início da década de 1970. O espaço criado para esta finalidade foi inicialmente denominado “Horto Experimental do Departamento de Botânica”, e atendia às necessidades didáticas da Profa Dra Irina Delanova Gemtchújnicov, vinda do Instituto de Botânica de São Paulo para ensinar disciplinas da área de Botânica e Ecologia na nova Escola. A primeira realização do Jardim Botânico foi a criação de um pomar, numa área de aproximadamente dois hectares, situada na parte mais alta do Campus de Botucatu, onde já existiam jabuticabeiras, mangueiras, abacateiros e araucárias, circundada por bosque de eucaliptos.

   Ainda na década de 70, devido ao crescimento do Campus Universitário uma outra área, de aproximadamente 110.000 m², foi destinada às novas instalações do Jardim Botânico. Foram definidas vias de acesso, áreas para construção, locais para abrigar coleções específicas e áreas de preservação da vegetação nativa. Após essa etapa, as plantas do antigo Horto Florestal, que haviam sido temporariamente levadas para a Fazenda Experimental de São Manuel, foram transplantadas ao atual JB. 

    Atualmente o JB/IBB possui coleções de gimnospermas, árvores floríferas brasileiras, orquídeas e cactáceas, como também, remanescentes da vegetação natural composta por fragmentos de floresta estacional semidecídua e floresta ripícola. No ano de 2000, foi agregado ao JB/IBB, o novo prédio do Herbário “Irina Delanova Gemtchujnicov”, pertencente ao Departamento de Botânica. Neste mesmo ano, foi concluída a construção de um lago para cultivo de plantas aquáticas. O Jardim Botânico do Instituto de Biociências é reconhecido internacionalmente como um dos cerca de 30 Jardins Botânicos oficialmente existentes no Brasil, sendo integrante da Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

     O JB/IBB, por possuir remanescentes de vegetação nativa, tem possibilitado o desenvolvimento de projetos que visam ao conhecimento da flora local, bem como da fauna residente e transitória. São realizadas também atividades de Educação Ambiental voltadas para a comunidade, principalmente para alunos de escolas públicas de Botucatu e região. 

      Assim, o JB/IBB constitui-se como fonte de material didático e científico, possibilitando o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, além de pesquisas de docentes e estagiários do IBB, FMVZ e FCA e realização de atividades de extensão à comunidade.